Blog

A GESTANTE VACINADA TAMBÉM DEVE SER AFASTADA DO TRABALHO PRESENCIAL?

Importante esclarecer que a imunização vacinal em andamento não impede o contágio pela mãe e pelo nascituro, com consequências ainda pouco conhecidas em relação à evolução da gravidez.

Pessoal, a lei 14.151/21 conferiu direito ao afastamento do trabalho presencial a todas as empregadas que se encontrem gestantes durante o período da pandemia, sem prejuízo do salário, não fazendo discriminação entre trabalhadoras vacinadas e não vacinadas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Importante esclarecer que a imunização vacinal em andamento não impede o contágio pela mãe e pelo nascituro, com consequências ainda pouco conhecidas em relação à evolução da gravidez.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️ Esclarecido esse ponto, razoável interpretarmos que o afastamento do trabalho aplica-se tanto às gestantes vacinadas quanto às não vacinadas. Pois a Lei em vigor não faz qualquer restrição, e, onde a Lei não faz, não cabe ao intérprete fazê-la.⚖
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
 ATENÇÃO:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
➡️ Além da interpretação da lei, cabe informar que ja existem decisões judiciais neste mesmo sentido, inclusive com aplicação de multa as empresas no caso de descumprimento.

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo A Empresa pode proibir namoro entre colegas de trabalho?

A Empresa pode proibir namoro entre colegas de trabalho?

Pessoal, a empresa NÃO pode proibir o namoro entre colegas de trabalho, por 3 motivos:

Em 05/04/2022 às 10h38

Imagem principal do artigo A empresa pode falar mal(referência negativa) de ex-funcionário para outra empresa?

A empresa pode falar mal(referência negativa) de ex-funcionário para outra empresa?

Caso a empresa divulgue uma informação que prejudique o trabalhador, ela poderá ser condenada a indenizá-lo por dano moral ou ainda um valor pela oportunidade perdida.

Em 05/04/2022 às 10h24

Imagem principal do artigo CIPA, PRA QUE SERVE? MINHA EMPRESA PRECISA TER?

CIPA, PRA QUE SERVE? MINHA EMPRESA PRECISA TER?

➡️ Empresa deve formar uma CIPA quando apresenta um quadro de funcionários com mais de 20 trabalhadores, obrigatoriamente.

Em 05/04/2022 às 10h19

Imagem principal do artigo MOTOBOY TEM DIREITO AO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE?

MOTOBOY TEM DIREITO AO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE?

Somente os funcionários que possuem vínculo CLT, ou seja, carteira assinada, têm direito a receber esse adicional.

Em 05/04/2022 às 10h15

Imagem principal do artigo POSSO CONTRATAR O MEI PARA TRABALHAR NA MINHA EMPRESA?

POSSO CONTRATAR O MEI PARA TRABALHAR NA MINHA EMPRESA?

Na busca pela diminuição de encargos trabalhistas, empreendedores podem querer contratar Microempreendedores Individuais – MEIs para trabalhar em sua empresa.

Em 05/04/2022 às 10h13

Imagem principal do artigo EMPRESA PODE PEDIR ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS OU EXAME TÓXICOLOGICO?

EMPRESA PODE PEDIR ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS OU EXAME TÓXICOLOGICO?

O trabalhador recebe muitas ordens no seu dia a dia e é difícil saber se de fato as empresas tem autorização para fazer determinadas exigências. Somada a questão da desigualdade de poder, a dúvida prospera. Maaasss ...

Em 05/04/2022 às 10h08

Imagem principal do artigo STF DERRUBA COBRANÇA DE HONORÁRIOS DO TRABALHADOR EM SITUAÇÃO DE POBREZA

STF DERRUBA COBRANÇA DE HONORÁRIOS DO TRABALHADOR EM SITUAÇÃO DE POBREZA

Um dos pontos mais polêmicos da Reforma Trabalhista, os honorários de sucumbência estabelecia que caso o empregado perdesse parte do processo...

Em 05/04/2022 às 10h04

Imagem principal do artigo TRABALHADOR PODE TER DOIS OU MAIS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA?

TRABALHADOR PODE TER DOIS OU MAIS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA?

Não há nenhuma lei trabalhista que impeça que o trabalhador possua dois ou mais vínculos de emprego. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⚠️ Porém é importante observar alguns pontos importantes:

Em 05/04/2022 às 09h53

Imagem principal do artigo A EMPRESA PODE REDUZIR SALÁRIO?

A EMPRESA PODE REDUZIR SALÁRIO?

O salário poderá ser reduzido se assim for negociado em convenção coletiva ou acordo coletivo com a participação do sindicato profissional?.

Em 05/04/2022 às 09h50

Imagem principal do artigo FUNCIONÁRIO QUE SE COMPORTA MAL NAS REDES SOCIAIS PODE SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA?

FUNCIONÁRIO QUE SE COMPORTA MAL NAS REDES SOCIAIS PODE SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA?

As manifestações que ofendam a honra da empresa ou do empregador, estão sendo compreendidas pelo Tribunal Superior do Trabalho como atitude com intenção danosa e PODEM GERAR SIM DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.

Em 05/04/2022 às 09h47