Blog

EMPRESA PODE PEDIR ATESTADO DE ANTECEDENTES CRIMINAIS OU EXAME TÓXICOLOGICO?

O trabalhador recebe muitas ordens no seu dia a dia e é difícil saber se de fato as empresas tem autorização para fazer determinadas exigências. Somada a questão da desigualdade de poder, a dúvida prospera. Maaasss ...

⚠️ A REGRA É CLARA:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A legislação brasileira proíbe a empresa de exigir a realização de procedimento ao empregado responsável por atividades que não oferecem risco a ele nem às pessoas em geral. A prática é considerada discriminatória porque fere o direito à intimidade e à honra da pessoa humana. Não pode solicitar esse tipo de exame na contratação, na demissão ou no decorrer do contrato de trabalho.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
♣️ EXCEÇÃO:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Já para quem atua em profissões de risco o exame toxicológico é obrigatório. Os motoristas rodoviários e os operadores de máquinas ou empilhadeiras são algumas das categorias que devem se submeter ao procedimento.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mesmo critério legal para o Atestado de Antecedentes, EXCETO se a natureza da função ou o grau de confiança necessária justifique tal exigência. Portanto, pode ser possível exigir os antecedentes criminais para, por exemplo, cuidadores de menores, idosos ou deficientes, motoristas rodoviários de carga, setor de segurança ou que trabalhem com dados sigilosos, etc...

Você também pode gostar de ler

Imagem principal do artigo A Empresa pode proibir namoro entre colegas de trabalho?

A Empresa pode proibir namoro entre colegas de trabalho?

Pessoal, a empresa NÃO pode proibir o namoro entre colegas de trabalho, por 3 motivos:

Em 05/04/2022 às 10h38

Imagem principal do artigo A empresa pode falar mal(referência negativa) de ex-funcionário para outra empresa?

A empresa pode falar mal(referência negativa) de ex-funcionário para outra empresa?

Caso a empresa divulgue uma informação que prejudique o trabalhador, ela poderá ser condenada a indenizá-lo por dano moral ou ainda um valor pela oportunidade perdida.

Em 05/04/2022 às 10h24

Imagem principal do artigo CIPA, PRA QUE SERVE? MINHA EMPRESA PRECISA TER?

CIPA, PRA QUE SERVE? MINHA EMPRESA PRECISA TER?

➡️ Empresa deve formar uma CIPA quando apresenta um quadro de funcionários com mais de 20 trabalhadores, obrigatoriamente.

Em 05/04/2022 às 10h19

Imagem principal do artigo MOTOBOY TEM DIREITO AO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE?

MOTOBOY TEM DIREITO AO ADICIONAL DE PERICULOSIDADE?

Somente os funcionários que possuem vínculo CLT, ou seja, carteira assinada, têm direito a receber esse adicional.

Em 05/04/2022 às 10h15

Imagem principal do artigo POSSO CONTRATAR O MEI PARA TRABALHAR NA MINHA EMPRESA?

POSSO CONTRATAR O MEI PARA TRABALHAR NA MINHA EMPRESA?

Na busca pela diminuição de encargos trabalhistas, empreendedores podem querer contratar Microempreendedores Individuais – MEIs para trabalhar em sua empresa.

Em 05/04/2022 às 10h13

Imagem principal do artigo STF DERRUBA COBRANÇA DE HONORÁRIOS DO TRABALHADOR EM SITUAÇÃO DE POBREZA

STF DERRUBA COBRANÇA DE HONORÁRIOS DO TRABALHADOR EM SITUAÇÃO DE POBREZA

Um dos pontos mais polêmicos da Reforma Trabalhista, os honorários de sucumbência estabelecia que caso o empregado perdesse parte do processo...

Em 05/04/2022 às 10h04

Imagem principal do artigo TRABALHADOR PODE TER DOIS OU MAIS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA?

TRABALHADOR PODE TER DOIS OU MAIS EMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA?

Não há nenhuma lei trabalhista que impeça que o trabalhador possua dois ou mais vínculos de emprego. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⚠️ Porém é importante observar alguns pontos importantes:

Em 05/04/2022 às 09h53

Imagem principal do artigo A EMPRESA PODE REDUZIR SALÁRIO?

A EMPRESA PODE REDUZIR SALÁRIO?

O salário poderá ser reduzido se assim for negociado em convenção coletiva ou acordo coletivo com a participação do sindicato profissional?.

Em 05/04/2022 às 09h50

Imagem principal do artigo FUNCIONÁRIO QUE SE COMPORTA MAL NAS REDES SOCIAIS PODE SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA?

FUNCIONÁRIO QUE SE COMPORTA MAL NAS REDES SOCIAIS PODE SER DEMITIDO POR JUSTA CAUSA?

As manifestações que ofendam a honra da empresa ou do empregador, estão sendo compreendidas pelo Tribunal Superior do Trabalho como atitude com intenção danosa e PODEM GERAR SIM DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA.

Em 05/04/2022 às 09h47

Imagem principal do artigo TREINAMENTO FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO É HORA EXTRA?

TREINAMENTO FORA DO HORÁRIO DE TRABALHO É HORA EXTRA?

Esse raciocínio acontece por conta da lógica de que treinamentos visam a qualificação da mão-de-obra e a otimização do serviço executado pelos funcionários

Em 05/04/2022 às 09h37